Bom dia galerinha abençoada de Deus! Para meditarmos um pouco no dia de hoje escolhi uma passagem na epístola aos Filipenses 4:6-7 que assim diz:
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
Depois de mais de um ano de pandemia e, aqui em Portugal, dois períodos de confinamentos é mais do que normal que o nível de stress esteja altíssimo! Acho que não houve um único mês que não tivesse que dar pêsames a alguém. Infelizmente no meu caso, só essa semana já foram 3.
É evidente que todos estão a passar por muitas situações de estresse, ansiedade e preocupações diversas nesse período e isso traz um impacto muito negativo. Então o que fazer?
A palavra de Deus nos diz que devemos lançar as nossas ansiedades, Deus está nos ensinando que os estresses, as preocupações, as ansiedades são parte da vida. Eu penso a respeito delas por um tempo e isso é normal, eu não sou praticamente impactado. Eu penso sobre elas por um pouco mais de tempo e elas começam a me machucar. Eu penso sobre elas o dia todo e eu fico paralisado, sem forças para viver a vida como ela deve ser vivida, fico incapaz de fazer as coisas.
Certa vez um pastor estava a observar que os membros da sua igreja estavam a passar por muitas situações de estresse, ansiedade e preocupações diversas nos últimos dias e isso as estava a impactar muito. E isso não era bom.
Então resolveu trazer a eles uma lição bíblica, porém, de uma forma que eles pudessem se lembrar dessa lição sempre que estivessem em situações estressantes, de ansiedade e em meio à preocupações.
No púlpito, ele pegou uma bonita taça de cristal que trouxe de casa de um presente recebido em seu casamento, levantou-a e a encheu de água.
– Agora gostaria de lhes fazer uma pergunta:
Alguém lá atrás disse:
– A taça está mais cheia ou mais vazia?
– Não – respondeu o pastor – Essa já está muito velha. Hoje quero fazer uma pergunta diferente a vocês. Qual é o peso dessa taça de cristal com água?
Um zum-zum-zum começou a ser ouvido. Alguns disseram uns 300 gramas. Outros que pesava entre 300 a 700 gramas. Então o pastor chamou um rapaz à frente e disse se ele poderia segurar a taça a fim de saber mais certamente o seu peso. O pastor pediu para que ele segurasse aquela taça com a mão erguida e prosseguiu com sua mensagem.
Passados alguns minutos o rapaz fez sinal ao pastor se poderia ir sentar-se
– Não – disse o pastor – Você aguenta segurar mais um pouco?
Ele balançou a cabeça positivamente. Mais alguns minutos se passaram e o rapaz abaixou a mão e a taça.
– O que houve? – Perguntou o pastor.
– Não estou aguentando mais segurar, meu braço já está doendo.
– Você pode aguentar só mais um pouquinho?
– Sim – disse o rapaz, levantando novamente a mão com a taça
O pastor dá continuidade e mais dez minutos se passam quando o rapaz abaixa a mão e desiste.
– Não dá mais, pastor, meu braço já está dormente.
– Você viram? – Apontou o pastor – O que realmente importa não é o peso físico da taça com água, mas sim quanto tempo ficamos segurando esse peso. Se eu segurar a taça por alguns minutos não sentirei nada. Se segurar por uma hora ficarei com dor no braço. Se segurar o dia todo o braço ficará dormente e amortecido, se é que conseguirei. Em todos esses casos o peso da taça é o mesmo. O que muda é o tempo em que se fica com esse peso nos braços.
Assim é a nossa vida com os problemas, as ansiedades e os estresses. Se começarmos a segurar direto a taça, o peso fica insuportável. E se ficarmos pensando sempre nos problemas que nos assolam, ficamos incapaz de fazer qualquer outra coisa. Então o que precisamos fazer? Largue a taça! Deixe seus problemas de lado e dedique um tempo para sua família, seus filhos, para a palavra de Deus. Muita coisa vai mudar, confie em mim! Ou melhor: confie na palavra de Deus! Pense nisso e tenha um dia abençoado!
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.