Bom dia galerinha abençoada de Deus! Mais uma semana se passou e outra se inicia e agrademos a Deus por estarmos aqui! Para meditarmos um pouco, escolhi uma passagem em Salmos 119:71 que diz assim:
“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.”
A vida não está fácil para ninguém, não é mesmo? Nesses tempos de pandemia então, as dificuldades vem em grupos e, por muitas vezes, acabam nos sufocando de todas as formas possíveis. E por muitas vezes somos vítimas de nossas próprias escolhas. Eu me lembro de uma vez, nos anos 90, de uma menina que queria casar com um rapaz porém a família era contra o casamento. A grande parte das pessoas também recomendou que ela não se casasse pois o rapaz não era uma boa escolha. Tinha má fama no local e não trabalhava. Mas, por pura teimosia, ela acabou por casar. Os pais, que tinham bons recursos, acabaram por prover um lindo e dispendioso casamento. Porém o inevitável aconteceu e ela passou por 5 anos de lutas, tristezas e muitas lágrimas. Com dois filhos, e sem nenhum trabalho, ele acabou por abandoná-la e depois de muito relutar, voltou a morar com os pais. Eu me lembro bem que a mãe dela pedia muita oração na igreja pela luta que ela passava… mas o pastor só avisava que iria orar sim mas a tribulação que ela vivia era fruto da escolha dela. O pensador brasileiro Nazaré Abreu falou “A vida é feita de Escolhas. Minha vida hoje é resultado da soma da escolhas erradas que fiz no passado”. Eu não diria escolhas erradas mas sim de todas as escolhas. A palavra de Deus nos diz “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus“(Romanos 8:28) portanto, as escolhas, boas ou más, nos moldaram o que somos hoje. Eu, por exemplo, já passei por fases muito negras em minha vida! Teve dia que eu não comia para que meus filhos pudessem comer. Teve ocasião que dependi de favor de estranho para ganhar algum trocado. Eu, como no dito popular, “comi o pão que o diabo amassou“. Mas tudo isso contribuiu, de uma forma ou de outra, para tornar o homem que sou hoje! Estou realizado? Não, ainda não… mas posso dizer que estou muito próximo disso. E utilizo da experiência da minha vida para ajudar os outros… e graças a Deus, tenho conseguido ajudar. Como na história de um passarinho e um velho carvalho. Conta-se que certa vez um passarinho pousou num velho carvalho e, lá do alto, perguntou para a árvore:
– Porque você é assim, tão retorcido?
– Você me acha feio? – perguntou o carvalho.
– Bem, não posso negar que já pousei em árvores mais bonitas… O que foi que houve com você?
– Sou assim todo retorcido por causa das inúmeras tempestades e catástrofes que já enfrentei na vida. Cada uma delas deixou uma marca em mim.
– Pobrezinho! – lastimou o passarinho.
– Não, passarinho, não fique com pena de mim. Foi bom eu ter passado as provações que passei, pois minhas raízes se aprofundaram e meu caule se fortaleceu. Hoje não é qualquer tempestade que me perturba.
De repente, um tempestade violenta se formou e bateu com ímpeto naquela região. Árvores foram arrancadas, galhos se despedaçaram, mas o velho carvalho aguentou tudo com a solidez do ferro. Depois da tempestade, o passarinho, que havia se protegido no carvalho, agradeceu:
– Obrigado meu amigo, pela acolhida e pela proteção. Realmente, suas raízes são profundas e o seu caule é firme. Sorte minha e de muitos outros pequeninos como eu, que não teriam condições de vencer sozinhos uma tempestade como essa!
Então meu dileto amigo, nunca reclame das situações que você passa ou passou na sua vida. Tudo isso está servindo para construir uma pessoa melhor, mais forte e mais experiente! E essa pessoa que está sendo construída, tenha certeza, é um vencedor! Que o seu dia seja de alegrias e vitórias!
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.