nav-left cat-right
cat-right

Dinheiro não é tudo

Bom dia galerinha abençoada de Deus! Para meditarmos um pouco no dia de hoje escolhi uma passagem no livro de 1 Timóteo 6:10 que assim diz:

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

No sábado, dia 12 de junho, comemorou-se o dia dos namorados. Aqui em Portugal se comemora no dia de São Valentim ou Valentine’s Day, dia 14 de fevereiro. O que mais se viu nas redes sociais foram declarações e juras de amor. Mas uma postagem me chamou a atenção quando eu vi uma pessoa falar que esse pessoal deveria estar trabalhando para sustentar a família ao invés de perder tempo com declarações vazias.

Evidentemente que temos que trabalhar e precisamos ter sustento. A verdade que muita gente acaba interpretando esse versículo de forma errada. Alguns pensam que o versículo ensina que o dinheiro em si é um grande problema. Outros acreditam que o texto bíblico diz que o dinheiro é única razão de todos os problemas a males que existem no mundo.
O próprio versículo bíblico deixa claro que o dinheiro em si não é mau. Na verdade a Bíblia diz que a riqueza é uma dádiva de Deus (Deuteronômio 8:18). Então o que ao versículo bíblico condena é o pecado da avareza, isto é, o amor ao dinheiro.

A expressão “o amor ao dinheiro” traduz uma colocação grega que significa literalmente “afeto pela prata”. Essa mesma censura contra o amor ao dinheiro também foi feita por Jesus. Nosso Senhor diz que ninguém pode servir a Deus e a Mamom(Mateus 6:24).

Ao se referir sobre “raízes de todos os males, certamente o amor ao dinheiro é uma dessas raízes tão perigosas. A Bíblia nos mostra diversos exemplos de pessoas que foram seduzidas pelo amor ao dinheiro. O caso de Ananias e Safira serve como um exemplo muito oportuno. A amor ao dinheiro levou o casal a mentir e a pensar que poderia enganar a Igreja e o próprio Espírito Santo (Atos 5). Antes desse casal, a avareza também esteve entre as motivações que levaram Judas Iscariotes a trair seu próprio Mestre (Mateus 26:14-16; João 12:6).

Certamente a história prova que o amor ao dinheiro tem sido raiz de muitos problemas. São inúmeros os casos de fraudes, roubos, famílias destruídas, homicídios, guerras etc.; tudo por causa do amor ao dinheiro.

Inclusive, a sequência do próprio versículo fala muito claramente sobre o perigo do amor ao dinheiro no coração do homem. O apóstolo escreve que “alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:10).

Vivemos sempre atrás do vil metal para nosso sustento, pagar nossas contas, atingir nossos objetivos. Mas se pensarmos um pouco, veremos que o dinheiro é bom sim e nos ajuda bastante… mas não alcança nossas metas plenamente. O dinheiro pode comprar um carro mas não vai preencher o vazio que vai existir depois de adquiri-lo. O dinheiro pode comprar médicos especialistas e remédios mas não irá trazer sua saúde. O dinheiro pode comprar uma casa nova mas não irá te trazer a paz que precisa. O dinheiro pode te levar a lugares maravilhosos mas pode não apagar a triste marca que carrega em sua alma.

A verdadeira paz só se encontra em Cristo, no Seu amor e na fé que temos que iremos vencer com Ele ao nosso lado. Dinheiro nenhum no mundo traz esses benefício. Pense nisso e tenha um dia feliz e pleno na presença do Pai.



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário