Bom dia galerinha abençoada de Deus! Espero que todos estejam bem e sob a graça e proteção do Pai. É muito bom poder voltar a esta rotina diária. Para meditarmos um pouco nessa manhã, escolhi uma passagem em 1 João 3:18 que diz assim:
“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”
Olha, sinceramente, como eu gostaria de começar esse texto falando assim “lembra quando passamos pela pandemia?” – mas, infelizmente, não posso começar assim. Estamos vivendo tempos difíceis. Para meus amigos no Brasil, os tempos estão muito difíceis. Tenho estado a ver o problema de Manaus que está sendo veiculado por todo o mundo. Aqui em Portugal, mudando de canal, vi que estava sendo noticiado em 3 canais de notícias quase que simultaneamente. Aqui em Portugal também não está fácil. Estamos de novo em lockdown, de uma forma mais branda que a anterior mas, ainda assim, confinados em casa. Complicado, difícil até. Mas o momento não é para confusão, precisamos ser calmos, serenos e tranquilo, tentando sempre manter o bom senso e confiar que o Pai não nos abandonou. Nesse momento, precisamos nos cercar de boas palavras e bom ânimo. Você sabia que sua palavra tem muito poder? Repare que não estou a falar da palavra de Deus, estou a lhe falar da sua própria palavra. Diga uma palavra de amor, de bondade a uma pessoa e você verá um sorriso aparecer, uma briga terminar, uma raiva passar. O precisamos agora é de muitas palavras boas! E isso só depende de nós mesmos! Existe uma história real que fala sobre um médico que uma cliente sua, esposa de um homem avesso a externar os seus sentimentos, foi acometida de uma supuração de apêndice e foi levada às pressas para o hospital. Operada de emergência, necessitou receber várias transfusões de sangue sem nenhum resultado satisfatório para o restabelecimento de sua saúde. O médico, um tanto preocupado, a fim de sugestioná-la, lhe disse: pensei que a senhora quisesse ficar curada o mais rápido possível para voltar para o seu lar e o seu marido.
Ela respondeu, sem nenhum entusiasmo:
– O meu marido não precisa de mim. Aliás, ele não necessita de ninguém. Sempre diz isto.
Naquela noite, o médico falou para o esposo que a sua mulher não queria ficar curada. Que ela estava sofrendo de profunda carência afetiva que estava comprometendo a sua cura. A resposta do marido foi curta, mas precisa:
– Ela tem de ficar boa.
Finalmente, como último recurso para a obtenção do restabelecimento da paciente, o médico optou por realizar uma transfusão de sangue direta. O doador foi o próprio marido, pois ele possuía o tipo de sangue adequado para ela. Deitado ao lado dela, enquanto o sangue fluía dele para as veias da sua esposa, aconteceu algo imprevisível. O marido, traduzindo na voz uma verdadeira afeição, disse para a esposa:
– Querida, eu vou fazer você ficar boa.
– Por que? perguntou ela, sem nem mesmo abrir os olhos.
– Porque você representa muito para mim. Você é a minha vida!
Houve uma pausa. O pulso dela bateu mais depressa. Seus olhos se abriram e ela voltou lentamente a cabeça para ele.
– Você nunca me disse isso.
– Estou dizendo agora.
Mais tarde, com surpresa, o marido ouviu a opinião do médico sobre a causa principal da cura da sua esposa. Não foi a transfusão em si mesma, mas o que acompanhou a doação do sangue que fez com que ela se restabelecesse. As palavras de carinho fizeram a diferença entre a morte e a vida.
É importante saber dizer uma palavra de bondade! O gesto carinhoso, a palavra gentil autêntica, a demonstração afetiva num abraço, numa delicada carícia funcionam como estímulos para o estreitamento dos laços indestrutíveis do amor.
É urgente que, no relacionamento humano, se quebre a cortina do silêncio entre as criaturas e se fale a respeito dos sentimentos mútuos, sem vergonha e sem medo. A pessoa cuja presença é uma declaração de amor consegue criar um ambiente especial para si e para os que privam da sua convivência. Quem diz ao outro: eu amo você, expressa a sua própria capacidade de amar, mas também, afirmando que o outro é amado, se faz amar e cria amor ao seu redor. Pense nisso e crie hoje, um dia onde o amor floresça entre todos!
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.