nav-left cat-right
cat-right

Mestre da Paciência

Bom dia galerinha abençoada de Deus! Para meditarmos um pouco nessa manhã, escolhi uma passagem em Tiago 5:8 que assim diz:

“Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima”

Paciência é um artigo que está cada vez mais raro neste ano, e não é para menos, todos concordamos. Nesses tempo de pandemia estamos sendo postos a prova todo dia. Pelo menos aqui em Portugal onde as regras estão sendo rigorosamente cumpridas, estamos todos impacientes. Nestes dois últimos finais de semanas todos ficamos em casa a partir das 13h. Tudo bem, ainda tivemos metade do dia para correr atrás do que era necessário mas mesmo assim nossa paciência é colocada a prova. Eu, que neste ano estou vendo muito pouco a filmes e séries – coisa que gosto muito – parece que não há nada de novo streamers para se vê. Antes eu passeava pelos canais da TV, agora pelos streamers… e já não acho nada! Mas nossa paciência é colocada a prova a todo momento; nós temos que aprender a lidar com todas as situações possíveis que a vida nos apresenta e tentar lidar com elas da melhor forma. Tem uma história muito interessante que fala sobre esse tema. Em uma pequena aldeia no interior de um grande e populoso país, vivia um mestre diferente dos demais mestres. Esse mestre mantinha uma pequena escola onde ensinava uma das suas especialidades, a paciência. Ele era conhecido em todo país como o Mestre da Paciência. A fama desse mestre era que ele conseguia derrotar qualquer adversário usando a paciência. E isso trazia muita curiosidade nas pessoas, por isso, suas aulas estavam sempre cheias. Um dia um grupo de homens maldosos resolveu que iria desmascarar esse mestre e tramou uma armadilha contra ele. Escolheram dentre eles o mais maldoso, que foi incumbido de ir até o mestre e destruir a sua fama de mestre da paciência, usando todos os recursos que fossem necessários. Numa das tardes em que o mestre da paciência estava ensinando uma de suas turmas de alunos, chegou até a porta esse homem gritando e dizendo toda sorte de palavras de baixo calão, com a intenção clara de desafiar o mestre. O mestre levantou-se calmamente, como de costume, e foi em direção aquele homem. Todos se levantaram para acompanhar o que o mestre faria. O mestre chegou perto do homem e parou. Então o homem começou a insultá-lo gritando muito e com muitas ofensas. Vendo que o mestre parecia não ser atingido começou a jogar pedras em sua direção; também cuspia tentando acertá-lo e o ofendia de todas as formas possíveis. Várias e várias horas se passaram, os insultos continuavam, mas o velho mestre permaneceu inalterado, sem esboçar qualquer reação. No final da tarde, o homem que ofendia o mestre, sentindo-se humilhado e bastante cansado, parou com os insultos e as tentativas de violência e retirou-se cabisbaixo. Os alunos do mestre da paciência, impressionados com tudo aquilo que presenciaram, chamaram o mestre e lhe perguntaram:
– Mestre, como o senhor pode aguentar tamanha provocação? Aquele homem te humilhou, te xingou, feriu a sua dignidade e também agiu com violência contra o senhor!
Então o mestre respondeu aos seus alunos, após pensar por alguns segundos:
– Alunos, quando alguém lhe traz um presente, e você não o aceita, esse presente pertence a quem?
– A pessoa que mandou entregá-lo, mestre!
– Assim também acontece com a inveja, com a cobiça, com a raiva, com os insultos e com toda e qualquer coisa negativa que as pessoas tentem te entregar, seja com violência ou não. Quando essas coisas não são aceitas, permanecem pertencendo a quem as carregava consigo. Aquele homem tentou por toda a tarde me entregar ódio, raiva, ira, insultos e violência, mas eu não os recebi, portanto, ele teve de os levar de volta!
Então, os alunos viram na prática mais uma aula do mestre da paciência, que conseguira vencer mais uma batalha apenas colocando em prática a sua paciência! Então eu lhe pergunto meu amigo: você os aceita “presentes” que as más pessoas estão lhe a lhe oferecer? Faça como esse mestre e aceite apenas aqueles que são dado de bom grado! Pense nisso e tenha um dia maravilhoso e abençoado!



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário