Bom dia galerinha abençoada de Deus! E o Pai nos concede mais uma oportunidade de agradecê-lo por mais um dia em nossas vidas! Para meditarmos um pouco no dia de hoje, escolhi uma passagem da epístola de Paulo aos Efésios 4:25 que diz assim:
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.”
Atualmente eu não estou frequentando redes sociais. Por que? Simples: existe uma necessidade ridícula das pessoas em se pronunciar por tudo o que acontece. Se você não der sua opinião, você é um alienado. Mas qual é o embasamento que possuímos para dar qualquer tipo de opinião? Não entendeu? Deixe eu explicar melhor: eu me considero meio nerd. Longe de mim falar que sou inteligente mas eu prefiro estudar muito qualquer tipo de assunto antes de dar a menor opinião que seja. Antes de comprar um smartwatch, por exemplo, pesquisei muito sobre os modelos e opções no mercado. Antes de vir para Portugal eu procurei me informar sobre tudo! Para ter uma ideia, ao chegar no Montijo, meu apartamento já estava arrendado, já sabia as lojas que tinha por perto para uma refeição e até já sabia a localização da igreja Baptista, onde somos membrados atualmente. Ou seja: para conversar, eu preciso conhecer! Se não conheço então, estou a mentir. A mentira não constrói nada, pelo contrário: ela ergue belas construções sobre uma base feita de areia. Está sempre correndo o perigo de ruir. Imagine em um relacionamento e uma das partes está a mentir; pode dar certo? Você leva seu carro para uma oficina para um reparo mas o mecânico não conhece o motor do seu carro mas fala que dá um jeito; seu carro vai ficar bom? Para construir uma base sólida em um relacionamento ou um negócio ou qualquer coisa nessa vida, precisamos ser verdadeiros conosco mesmo e com os outros pois se não formos, você está investindo tempo e dinheiro a toa. Como ocorreu, certa vez, em um caso a ser julgado em um tribunal. Um réu estava sendo julgado por assassinato na Inglaterra, com fortes evidências sobre a sua culpa, mas o cadáver não aparecera. Quase no final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:
– Senhoras e senhores do júri, eu tenho uma surpresa para todos vocês, – disse o advogado, olhando para o seu relógio – dentro de 10 segundos a pessoa presumivelmente assassinada neste caso vai entrar neste tribunal!
E olhou para a porta. Os jurados, surpresos, também ficaram olhando para a porta. Os segundos se passaram. Nada aconteceu. O advogado, então, completou:
– Realmente, eu falei e todos vocês olharam com expectativa. Portanto, ficou claro que vocês têm dúvida, neste caso, se alguém realmente foi morto, por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente.
Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final. Alguns minutos depois voltaram e pronunciaram o veredicto:
– Culpado!
– Eu protesto, meritíssimo! – questionou o advogado – Os jurados tem dúvidas, eu vi todos eles olharem fixamente para a porta!
O juiz achou a questão pertinente e acabou por inquirir o representante do juri e ele esclareceu:
– Sim, Sr Advogado, todos nós olhamos para a porta, mas um detalhe nos chamou muito a atenção: o seu cliente foi o único que não olhou e ainda por cima riu.
Uma mentira não se sustenta e pode acabar por estragar tudo o que você construiu. Pense nisso e faça uso da verdade todo o tempo. Pense nisso e tenha um dia feliz e abençoado.
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.