nav-left cat-right
cat-right

Ame ou pereça

Bom dia galerinha abençoada de Deus! Para meditarmos um pouco no dia de hoje escolhi uma passagem em 1 João 4:7 que assim diz:

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”

Nesse mês de junho no Brasil se comemora, no dia 12, o dia dos namorados. Olha, o que se viu nas redes sociais foi muito bonito. Fotos de casais, namorados, juras de amor, lembrança do momento do casamento, noivado, aniversário de união. Infelizmente, esses momentos só apareceram no dia 12 mesmo.
Mas o que é o amor? A bíblia nos fala de alguns tipos e gostaria de falar sobre estes.
O primeiro é o amor ágape (αγάπη) que é o amor incondicional e perfeito de Deus. É descrito como altruísta, justo, verdadeiro, paciente e está acima de todos os outros. Uma característica é que ele é um amor infinito e é concedido à humanidade imerecidamente.
O segundo é amor philia (φίλος) ou amor fraternal. é o tipo de amor entre amigos, de afinidade e proximidade. É o amor que acontece quando pessoas compartilham algo em comum. Esse amor não é incondicional, porque ele exige que as pessoas tenham algo em comum proporcionando um surgimento de um laço afetivo, uma amizade.
O amor eros (ἔρως) ou amor romântico, é descrito como amor da relação íntima entre homem e mulher. Esse amor é de cunho sexual, e busca satisfazer tais desejos. Ele pode ser interpretado como um amor a quem se ama mais do que o amor de Philos.
O amor storge (στοργή) é o amor pelos familiares. Através desse amor compartilha-se a felicidade de uma convivência mais próxima e importantes experiências no âmbito familiar. É importante porque é ele que une a família e motiva o ser humano a ajudar os familiares em momentos difíceis.
O fundamental para todos é cultivar o amor. A Bíblia fala que Deus é amor. Dessa forma, o cristão pode viver plenamente e experimentar o cumprimento da Palavra de Deus em sua vida, de acordo com João 10:10b: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância”.
Precisamos praticar o amor para com o próximo a todo tempo pois só assim podemos cumprir o que o versículo que escolhi nos fala.
Certa vez um médico disse: “Sem amor, perdemos o desejo de viver. Desequilibra-se nossa vitalidade física e mental, diminui-se nossas resistência e sucumbimos às enfermidades que demonstram, muitas vezes, fatais. Talvez escapemos à morte real, mas o que fica é uma resistência pobre e vazia, tão empobrecida de emoções, que não podemos ser considerados senão semi-vivos”. As alternativas são, na verdade, amar ou perecer. Qual é a sua escolha? Pense nisso e tenha um dia com muito amor.



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário