Bom dia galerinha abençoada de Deus! E o tempo está passando rápido não é mesmo? Já chegamos a sexta feira! Para meditarmos um pouco escolhi uma passagem em Provérbios 22:3 que diz:
“O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.“
Diante desse tempo de quarentena tenho observado a angústia de ficar confinado em casa, tanto aqui em Portugal como no resto do mundo. Esse vírus não escolhe pessoas e, se arriscarmos sair para o convívio social, podemos sucumbir a essa doença. Temos de ser prudentes e aprender através das lições que temos visto e vivido. Quando criança aprendemos a não mexer com fogo senão nos queimamos mas se insistirmos e colocamos a mão no fogo, a dor aparece! Resultado: aprendemos pela dor. Isso me leva a história do macaco novo: as amêndoas são uma fruta de uma árvore chamada sapucaia e são muito apreciadas pelos animais silvestres e, especialmente, aproveitadas pelos macacos, capazes como são de alcançar as amêndoas ainda dentro das cumbucas quando elas começam a se abrir lá no alto da árvore. Aliás, um fato curioso envolve esses animais e a fruta, que, por isso, é também conhecida como cumbuca-de-macaco ou marmita-de-macaco. Segundo contam Pio Corrêa e vários outros estudiosos, o macaquinho novo, inexperiente, quando se depara com uma sapucaia aberta e cheia de gostosas amêndoas vai com muita sede ao pote, enfiando a mão na cumbuca para pegar um punhado delas, de uma só vez. Assim, quando tenta retirar a mão lá de dentro, ele não consegue ou se machuca, pois sua mão cheia de amêndoas não passa pela estreita abertura da sapucaia. O macaco velho não age assim. Com a sabedoria de quem aprendeu se machucando algumas vezes quando ainda era jovem, ele usa as pontas dos dedos para retirar as amêndoas uma a uma, enquanto vai comendo. Ao que parece, foi a predileção dos macacos pelos frutos da sapucaia que deu origem ao provérbio: “Macaco velho não põe a mão em cumbuca!”. Que tal agirmos como um macaco velho e não nos arriscarmos? Assim protegemos a nós mesmos e a quem amamos! Pense nisso e tenha uma sexta feira abençoada e um fim de semana repleto de alegrias.
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.