Uma iniciativa de programadores em Arduino pretende fazer com que a programação fique ainda mais acessível para quem quer começar a brincar com a plataforma. Com uma interface sensível ao toque e com ferramentas “Arraste e Solte”, eles fizeram com que criar um programa para um sistema qualquer fique bem mais simples.
O Minibloq é uma iniciativa de programadores argentinos para a criação de um interface gráfica de uso livre para placas Arduino e algumas outras.
No YouTube há um curto vídeo mostrando alguns exemplos de linhas de programação que podem ser inseridas em um programa por meio da interface gráfica do Minibloq.
O site Hack A Day destaca que para muitos programadores experientes, utilzar o Arduino é realmente fácil mas que o Minibloq pode fazer com que até crianças se atrevam a aprender.
Agora, o responsável pelo projeto, Julián da Silva, quer que a sua plataforma de programação gráfica seja compatível com a iniciativa do OLPC (Um computador por criança, na sigla em inglês), a fim de que o maior público possível de crianças possa ser atingido.
Lembramos que a linguagem Visual Basic, da Microsoft, foi originalmente criada para ser fácil e voltada para leigos. Entretanto, em sua evolução e posterior penetração no ambiente corporativo, o “VB” perdeu esse apelo popular.
Fonte: Geek
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.
olá Claybom
vc sabe onde consegue esse programa minibloq,
náo está disponível no site oficial
obrigado