nav-left cat-right
cat-right

Google muda Gmail para protocolo HTTPS, considerado mais seguro

seguranca_net_-_cadeadoCom o risco de causar inconvenientes a alguns usuários, o Google mudou o Gmail para um protocolo mais seguro. O momento da ação parece uma resposta às tentativas de hackear o serviço de e-mails que surgiram na China.

O Google oferecia anteriormente o acesso HTTPS como uma opção, mas na terça-feira (12/1) disse que se tornaria padrão e passaria isso para os usuários ao longo das próximas semanas.

O HTTPS, que criptografa o tráfico na web, é uma fonte intensiva e mais cara para o Google oferecer. A mudança foi anunciada no blog oficial da companhia sem mencionar as tentativas de invasão da China.

“Usar HTTPS ajuda proteger os dados de serem usados por terceiros, como em hotspots Wi-Fi gratuitos”, disse o diretor de engenharia do Gmail, Sam Schillace.

“Inicialmente deixamos a opção de escolher o tipo de conexão porque há alguns problemas: HTTPS pode deixar seu e-mail mais lento já que dados criptografados não viajam pela web com a mesma velocidade que os normais. Ao longo dos últimos meses estudamos opções e decidimos colocar o HTTPS para todo mundo.”

Para a maioria dos usuários a mudança passou despercebida. Porém, quem usa o Gmail enquanto está offline pode enfrentar alguns problemas.

“Se você tentar usar o Gmail offline por HTTP, a mudança para o HTTPS pode trazer alguns problemas”, disse a empresa, que ofereceu uma página oferecendo informações para uso da ferramenta (em inglês).

Fonte: PCWorld



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Um Comentário para “Google muda Gmail para protocolo HTTPS, considerado mais seguro”

  1. Pepe disse:

    Entre os prós e contras parece ser uma medida boa.

Deixe seu Comentário