nav-left cat-right
cat-right

Medo, Dúvidas e Incertezas

Bom dia galerinha abençoada de Deus! Para meditarmos um pouco no dia de hoje escolhi uma passagem muito conhecida no livro de 2ª Crônicas 20:12 que assim diz:

“Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.”

Neste fim de semana eu estava a ver os números dessa epidemia e estava a ver o cenário global neste momento. É impossível ter certeza de algo agora. Para muitos, o cenário é de medo, de terror, de dúvidas.
A vida, em si mesma, já é imprevisível e não nos deixa ter absoluta certeza de quase nada. A dúvida e a incerteza parecem fazer parte da nossa vida. A vida é tão imprevisível que muitas vezes nos perguntamos se existe algo de que podemos ter absoluta certeza. A dúvida e a incerteza parecem fazer parte da vida.
Quando vim para Portugal, o que eu queria era ter segurança e felicidade para para a minha família. Mas no fim tudo se resume a trabalhar arduamente para adquirir aquilo que achamos que nos tornará felizes e seguros; em geral dinheiro e bens materiais. No entanto, um terremoto, um furacão, um acidente ou um crime violento pode acabar de vez com tais bens. Uma grave doença, o divórcio ou o desemprego podem mudar a vida da noite para o dia. É verdade que tais coisas talvez não aconteçam com você. No entanto, só de saber que algo terrível pode acontecer a qualquer hora dá uma sensação perturbadora e aflitiva. Mas isso não é tudo.
Nessa semana fez um ano que perdemos uma amiga. Não uma amiga de longa data mas uma querida amiga que partiu do nada, de repente, na flor da idade. Seus sonhos e seus desejos foram por terra e só nos restou a saudade. E ela tinha seus sonhos e batalhava por eles
O que nos resta mesmo é crer que Deus olha por nós. O medo nos cerca, e a incerteza nos assola. Incerteza é sinônimo de dúvida, e um dicionário define “dúvida” como “incerteza acerca da realidade de um fato . . . dificuldade para se decidir”. Além disso, segundo o livro Managing Your Mind (Como Administrar Sua Mente), “a incerteza a respeito de algo importante é uma das grandes causas de ansiedade e preocupação”. Uma dúvida não solucionada pode causar ansiedade, frustração e ira. Realmente, a preocupação com o que pode ou não acontecer é capaz de prejudicar nossa saúde mental e física.
O versículo que citei acima é uma fala de Josafá. Josafá sucede seu pai Asa, tornando-se rei de Judá. Ele fortificou todas as cidades que seu pai havia conquistado e teve o seu reino confirmado pelo Senhor, pois buscou a Deus, guardou seus mandamentos, rejeitou os ídolos de Baal e se recusou a praticar obras como fazia Israel, pois eram obras que desagradavam a Deus. Além disso sua coragem e fé levaram-no a destruir todos os postes ídolos e liderou a obra reformadora que induziu o povo a fé e a obediência ao Senhor.
Mas mesmo com todos os seus feitos e qualidades, ele teve medo porque o povo de Moabe, Amom e seus aliados foram a Guerra contra seu reino. Ele não tinha certeza de nada naquele momento e teve medo. Mas sabe o grande diferencial de Josafá? Ele não fugiu mas buscou o Senhor e confessou sua total dependência dEle para resolver o problema.
Temos que ser assim: em tempos de crise, Deus nos ajuda e nos orienta. Não podemos fugir mas reconhecer sua soberania em nossa vida e nossa total dependência de Deus a todo momento. Pense nisso e veja o milagre acontecer.



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário