Ferramentas sociais exigem mudança de cultura de negócios e não apenas de tecnologia. Adoção será lenta, afirma estudo da Burton Group.
Uma consultoria dos Estados Unidos desenvolveu um estudo sobre redes sociais nos negócios, pois observa que muitos de seus clientes estão enfrentando problemas em executar a adoção das redes. Segundo a Burton Group, até mesmo companhias com potencial, e que tenham negócios voltados a projetos de redes sociais “continuam tendo um notável nível de incerteza”.
“As organizações estão lutando com problemas não-tecnológicos como questões de negócios, métricas, políticas e controles, papéis e responsabilidades, modelos de participação dos empregados e dinâmicas culturais”, disse a consultoria.
Entre as principais razões que impedem os clientes da consultoria tomar a decisão por adotar serviços de rede social estão que as tecnologias são vistas como voltadas apenas a empregados mais jovens e também aumentam o conhecimento mantido pelos empregados.
O núcleo do problema, no entanto, é a desconexão entre rede social e a cultura tradicional de negócios corporativos. Redes sociais precisam ser vistas menos como uma questão tecnológica e mais como uma ferramenta de negócios. Para isso, é necessária uma mudança de comportamento, afirmam os especialistas.
Ainda de acordo com a Burton Group, a adoção das redes sociais nos negócios será lenta. Muitas companhias não implementarão o Facebook ou o Twitter aos seus negócios até que vejam claramente os benefícios alcançados por outras companhias que tenham adotado antes – ou mesmo seus concorrentes, afirmou a consultoria.
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.