Foi anunciado nesta quarta-feira mais um passo para a inteligência artificial: um grupo de pesquisas israelense desenvolveu um algorítimo de computador que é capaz de reconhecer características de sarcasmo na escrita de seres humanos.
Atualmente, muitos sistemas operacionais já possuem a capacidade de entender comandos de voz falados pelo usuário e ainda comunicar-se com este último via sintetização de voz. Há sistemas de GPS, de atendimento telefônico automático ou para deficientes visuais que usam o princípio, e o próprio Windows possui algo parecido.
Mas aqueles que já utilizam esses sistemas sabem que as palavras devem ser pronunciadas com pausa e exatidão. Esperar que um computador pudesse entender características contextuais mais peculiares, como humor, ironia e sarcasmo, era demais. Era.
O SASI (Semi-supervised Algorithm for Sarcasm Identification) pode reconhecer sarcasmo em sentenças de resenhas de produtos online com uma precisão de 77%, conta o site PopSci. O algorítimo foi criado a partir da análise de 66 mil resenhas de produtos da Amazon, com três pessoas diferentes marcando as frases de sarcasmo.
Após seu desenvolvimento, o algorítimo foi submetido a testes com 80 sentenças escolhidas pela equipe, o que o ajudou a “aprender” certos padrões e características que ajudam a distinguir o padrão sarcástico dos textos, afastando-se da interpretação literal.
De acordo com o site Slashdot, o computador utiliza as sentenças aprendidas como fonte de consulta para os padrões de novas sentenças, podendo assim reconhecer frases sarcásticas que não estão em seu banco de dados e “aprender”, aumentando-o.
O site PopSci destaca que este feito é importante para que se possam criar melhores conteúdos personalizados, além de recomendações e propagandas específicas para cada usuário.
Fonte: Geek
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.