nav-left cat-right
cat-right

Setembro Amarelo

Bom dia galerinha abençoada de Deus! Mais um dia que o Pai nos concede e por isso somos agradecidos! Para meditarmos um pouco no dia de hoje, escolhi um passagem em Isaías 53:5b que diz:

“o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”

Nesse final de semana, fiquei sabendo de uma triste notícia ocorrida em minha família. A sobrinha da minha prima suicidou-se na noite de sábado… e por ser muito próxima da minha filha mais velha, que a considerava como prima mesmo, abalou a todos nós. Uma menina nova, linda, no início de uma vida que prometia muito porém uma armadilha do inimigo e… pronto: uma vida que se parte. O que falar sobre isso? Muito difícil, muito complicado, chega a doer para poder escrever essas palavras. Mas é preciso pois escolher ficar calado é ignorar o problema. Portanto vou colocar algumas coisas que são necessárias para todos nós. Apenas lições que precisamos aprender!

1º – Nós precisamos da ajuda dos outros quando lutamos contra pensamentos negativos.

Se guardar os seus sentimentos para si mesmo, carregará um peso que se tornará insuportável. Mas, se partilhar os seus sentimentos com alguém, pode começar a sentir-se um pouco melhor e talvez até consiga ter um ponto de vista mais positivo da sua situação. Um homem que luta contra pensamentos suicidas desabafa com outro homem

2º – Devemos procurar ajuda médica quando estamos doentes.

Os pensamentos suicidas podem ser um sintoma de uma doença mental ou emocional. Se este for o caso, não precisamos de ter vergonha, tal como não nos envergonhamos de uma doença física. As doenças mentais e emocionais podem ser tratadas. O certo é procurar a ajuda de um médico qualificado assim que possível.

3º – Você é muito precioso para Deus.

Talvez sinta que ninguém se importa com os seus sentimentos, mas Deus entende o seu sofrimento. Ele importa-se consigo, mesmo que tenha perdido a vontade de viver. O Salmo 51:17 diz: “Um coração quebrantado e esmagado, ó Deus, não rejeitarás.” Deus ama-o e, por isso, quer que você viva.

4º – Fazer coisas que nos dão alegria pode melhorar a nossa saúde mental ou emocional.

Um homem que luta contra pensamentos suicidas sorri enquanto ajuda outro homem a apanhar folhas. Faça algo que, normalmente, o leva a sentir-se bem. Por exemplo, oiça música que o anime, leia algo encorajador ou dedique-se a um passatempo. Também vai sentir-se mais feliz se ajudar os outros, mesmo que seja em pequenas coisas. — Atos 20:35.

5º – Um problema angustiante, mesmo que pareça não ter solução, pode ser temporário.

Não importa quão desesperadora a sua situação possa parecer hoje, ela pode mudar amanhã. Por isso, procure maneiras de superar a situação. (2 Coríntios 4:8) É provável que, com o tempo, a sua situação angustiante mude, mas não se pode reverter um suicídio. Leia, na Bíblia, histórias de pessoas que ficaram tão desanimadas que queriam morrer, e veja como a vida delas melhorou, na maioria das vezes, de forma imprevisível. Considere alguns exemplos.

Esse mês de Setembro, no Brasil, é comemorado o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Esta é minha pequena colaboração a esta campanha. Espero que aproveitem e divulguem. Um dia abençoado a todos.



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário