Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de cristal líquido que, segundo eles, irá revolucionar os displays digitais, de relógios a televisões, com menores consumos de bateria.
Segundo o Professor de Química Piotr Kaszynski (a direita na foto), seu novo cristal líquido possui um dipolo elétrico duas vezes maior do que o encontrado nos displays atuais. Ele afirma ainda que a tecnologia possui propriedades que fazem com que ela seja interessante para diversas aplicações práticas, mas ainda deve ser testada quanto à durabilidade.
Em nota publicada ontem, a universidade explica a importância do maior valor para o dipolo elétrico. Sua grande vantagem é a possibilidade de operação com menores voltagens, consumindo menores quantidades de energia e sendo capaz de alternar entre estados mais escuros e mais claros – ou mesmo ligar e desligar – mais rapidamente.
Jason Heikenfeld, pesquisador chefe da equipe, afirmou ao Gadget Lab, do site da revista Wired, que as telas produzidas com o novo LCD poderão gerar imagens de qualidade igual ou superior a dos atuais, com um custo energético comparável ao dos equipamentos que utilizam E-Ink, como o Kindle. Segundo ele, o mito de que não se pode ter alta eficiência, brilho, velocidade e baixo custo de produção em um mesmo equipamento irá cair.
O site TG Daily lembra que os cientistas já entraram com o pedido de patente e já possuem diversas empresas de tecnologia interessadas na novidade.
Fonte: Geek
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.