Virada de ano é tempo de fogos de artifício, de comer até cair e também de se preocupar com a organização para que o novo ano seja mais leve e para que, de quebra, sobre um tempinho extra para a diversão.
Para muitas pessoas, é praxe começar uma nova agenda e renovar a agenda de contatos antiga, que neste ponto é um amontoado de rabiscos e nomes fora de ordem. Uma forma de manter a organização de uma agenda novinha pelo ano inteiro é utilizar uma versão digital, como o antigo (e ótimo) aplicativo EssentialPIM (www.essentialpim.com).
Apesar de sua versão mais completa (Pro) ser paga, a versão gratuita dá conta do recado e permitirá que você armazene todas as informações pessoais que quiser. Adicionalmente, a Astonsoft também oferece edições portáteis das duas versões, que podem ser gravadas em pendrives e carregadas para qualquer lugar.
Em português, o EssentialPIM permite gerenciar agenda, lista de tarefas, anotações, contatos e emails. Ao iniciar o programa pela primeira vez, um arquivo “.epim”, que centraliza todos os dados inseridos no programa, será criado. Para fazer seu backup, basta colocar este arquivo em um local seguro.
A agenda permite cadastrar todo tipo de eventos, sendo dividida em dias e subdividida em períodos de meia hora.
A agenda permite cadastrar todo tipo de eventos, sendo dividida em dias e subdividida em períodos de meia hora.
A interface é bastante familiar ao programa Outlook, do pacote Office. Mas mesmo quem não está familiarizado com a ferramenta paga da Microsoft vai ver que é bastante fácil se ambientar no alicativo.
A primeira tela aberta pelo programa é a lista diária, que concentra mensagens recebidas por email, eventos importantes dos próximos três dias e as tarefas que ainda estão pendentes. Em uma barrinha lateral esquerda, além de um calendário o EssentialPIM dá acesso às funções mais utilizadas, bem como a cada uma de suas funções.
A agenda é dividida em dias, subdivididos em períodos de 30 minutos. Ao inserir um novo evento, é possível indicar não apenas o assunto, data, hora e duração, como também a localização, prioridade, conclusão parcial, categoria, anotações e também reincidência, no caso de você possuir, por exemplo, uma reunião de frequência semanal.
Semelhante aos compromissos da agenda, as tarefas também podem receber periodicidade, indicativo de conclusão parcial, categoria, prioridade e anotações. A seção Notas é dedicada a pequenos textos, como rascunhos de projetos, que podem ser mantidos centralizados antes de serem trabalhados em aplicativos externos.
Talvez a função mais completa do EssentialPIM seja a de Contatos. Os contatos podem ser organizados por qualquer campo, possuem fichas pessoais, comerciais e imagem. Se os campos oferecidos não forem suficientes, o EssentialPIM permite criar novos campos.
O recurso de email, porém, fica subutilizado. Mesmo com compatibilidade com servidores POP3 e IMAP e múltiplas contas, o programa fica aquém em funcionalidades que outros softwares também gratuitos e mais completos. Fora que, para contas que recebem muitas mensagens, a base de dados ficará gigantesca e o programa acabará perdendo sua portabilidade.
A cereja no topo do sorvete fica por conta da possibilidade de proteger o banco de dados do EssentialPIM com senha, transformando-no em um aplicativo sigiloso, para manter todos os seus dados confidenciais.
Um aplicativo gratuito e espetacular, que pode ser uma mão na roda em sua organização diária, para este e para os próximos anos.
Fonte: Geek
Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.
[…] This post was mentioned on Twitter by Pastor Claybom, André Amorim. André Amorim said: RT @PastorClaybom: #BlogPastorClaybom – Quer se organizar? Que tal uma agenda gratuita em português? http://migre.me/fANO […]